Experiências fora da sala de aula trazem benefícios poderosos para o processo de ensino e o desenvolvimento dos alunos
Muito se engana quem pensa que a aprendizagem só pode acontecer em sala de aula. É possível criar experiências de ensino incrivelmente ricas em ambientes diferentes fora das dependências tradicionais de uma escola.
As saídas pedagógicas são passeios com o intuito de integrar e complementar um projeto pedagógico iniciado em sala de aula. O planejamento é cuidadosamente elaborado pelos professores responsáveis, sempre pensando nas melhores possibilidades para o aprendizado do aluno.
Teatros, museus, parques, oficinas culturais, locais com forte contexto histórico, entre outros, são destinos que podem fazer parte das rotas pedagógicas.
As vantagens são rapidamente percebidas na interação dos estudantes em relação ao conteúdo trabalho, bem como no desempenho posterior. Os educadores também são beneficiados, já que descobrem novos aspectos de seus alunos que podem ajudá-los a criar novos processos para as aulas e projetos de modo geral.
1 – Aprendizado leve, dinâmico e divertido
Às vezes, o ambiente da sala de aula tende a ser um pouco cansativo, o que pode fazer com que os alunos tenham certa resistência ou dificuldade de compreensão e interação.
Em contrapartida, as saídas pedagógicas deixam a aprendizagem mais leve, dinâmica e divertida porque fogem dos moldes tradicionais da ministração de uma aula.
Além de existirem muitas coisas novas para ver – atribuídas ao próprio destino do passeio –, os professores criam sistemas diferentes para adequar os elementos em campo ao conteúdo que está sendo trabalhado, buscando maneiras para capturar a atenção e a participação dos estudantes.
Desta forma, muitos alunos podem entender com mais profundidade e sensibilidade o que é ensinado durante as aulas do calendário escolar, abrindo portas para uma relação mais íntima e agradável com as disciplinas.
2 – Fusão da teoria com a prática
O Estudo do Meio permite que os alunos vejam de perto, de forma prática, o que é teorizado em sala de aula. Sem surpresas, isso traz um entendimento muito mais significativo e marcante.
Saídas pedagógicas para zoológico ou museus de história, por exemplo, são ótimas para fundamentar o que os professores passam nas aulas de biologia e história.
O interesse pelo conteúdo se torna muito mais vivo quando é possível ver com os próprios olhos o que se lê nos livros didáticos.
3 – Maior interação social
A descontração de se estar em um lugar diferente é algo extremamente vantajoso para os alunos, mas especialmente para os mais introvertidos.
Como o clima geral de uma saída pedagógica é muito mais leve do que o da sala de aula, é possível que os estudantes se sintam mais confortáveis para interagir com outras pessoas, seja com os colegas de classe, professores, monitores, etc.
A interação social pode ser manifestada de diversas maneiras, como na forma de perguntas ou comentários sobre o tema estudado.
Momentos paralelos à ministração das aulas, como a hora do lanche ou o caminho de ida ou volta até o destino do passeio pedagógico, também contam muito, visto que os alunos se relacionam entre si e trabalham suas habilidades sociais de forma natural.
4 – Aceitação de novos valores culturais e sociais
Um lugar diferente é um mundo de novidades. Quando os estudantes entram em contato com culturas e costumes distintos com certa frequência, não apenas aprendem coisas novas, mas também trabalham sua tolerância, tornando-os mais receptivos às novas experiências.
A própria essência das saídas pedagógicas é baseada no descobrimento de novidades e as atividades propostas pelos professores podem deixar isso ainda mais acentuado.
Ao instigar, provocar e incentivar a curiosidade e a tolerância dos alunos dentro dos propósitos educativos, os professores auxiliam o desenvolvimento da empatia e do respeito à pluralidade por parte de seus alunos.
5 – Observação para solução de problemas e novas descobertas
Aprender fora da escola é a maneira perfeita para que os estudantes percebam que tudo o que eles veem nos livros foram informações obtidas a partir de muita pesquisa e observação.
Em um passeio pedagógico, há um encorajamento quase silencioso de que todos os participantes prestem muita atenção ao seu redor para que possam assimilar a disciplina proposta. Esse tipo de experiência é incrivelmente benéfica para o desvendar de novas descobertas e a formulação de soluções de problemas.
Assim, é possível que novas percepções e insights que não surgiram em sala de aula finalmente se manifestem fora dela, justamente por causa de todos os estímulos presentes em uma saída pedagógica.
Saídas pedagógicas com o Forma Conhecer
Muita além de proporcionar momentos inesquecíveis em viagens de formatura, a Forma Turismo é seriamente comprometida com a evolução educacional de todos que decidem caminhar conosco.
Nossos profissionais especializados em Estudo do Meio criam roteiros e viagens pedagógicas para alunos de todas as idades e com destinos para os cinco cantos do Brasil, sempre abrindo espaço para a personalização das experiências.
Também oferecemos saídas pedagógicas exclusivas que unem doses equilibradas de diversão e aprendizagem, como passeios para os estúdios da Mauricio de Sousa Produções, HQ Lab e Sítio do Picapau Amarelo.