Não é só festa! A Cidade Histórica de Porto Seguro também vale a sua visita
Quando falamos em Porto Seguro, a primeira coisa que vem à mente são as praias maravilhosas e as super festas, cheias de atrações, artistas do momento e muita gente bonita.
Mas e se eu te contar que esse paraíso baiano que tanto amamos também é recheado de muita cultura e história?
Os programas da Cidade Histórica de Porto Seguro são perfeitos para aqueles momentos em que é preciso desacelerar um pouco e fazer alguma coisa mais calma. Afinal, mesmo em uma viagem cheia de agitação, é sempre bom dar uma pausa para relaxar e conhecer coisas novas.
Cidade Histórica de Porto Seguro: saiba o que fazer
O centro histórico de Porto Seguro fica de frente para o mar, no topo de uma colina. Grande parte das construções seguem o estilo colonial. O brilho das casinhas coloridas se misturando com a grama verde e o céu azul, formando uma paisagem mais do que charmosa.
Só isso já é motivo suficiente para dar uma passadinha por lá, mas a Cidade Histórica de Porto Seguro reserva muitas surpresas!
Assistir a incríveis apresentações de capoeira
A capoeira é um elemento muito importante da cultura baiana. Foi na Bahia que a modalidade regional, também conhecida como Luta Regional Baiana, nasceu. Em 1937, foi fundada a primeira academia de capoeira do Brasil, em Salvador.
No centro histórico de Porto, acontecem apresentações de capoeira todos os dias, sempre na parte da manhã. É só chegar e ficar completamente hipnotizado com os movimentos suaves e intensos dos capoeiristas.
A parte legal é que os percussionistas tocam instrumentos ao vivo, e não apenas o berimbau. Isso deixa tudo mais animado e dinâmico!
Conhecer o Mirante das Fitinhas
Quem passa pelo Mirante das Fitinhas amarra fitas coloridas nas grades que dão de cara para uma belíssima paisagem do litoral para agradecer e fazer pedidos, assim como as do Senhor do Bonfim.
Cada cor tem um significado, sempre de acordo com o que a pessoa deseja. O resultado é um mundaréu de cores que vale muito a pena conhecer e tirar fotos incríveis.
O mirante para fazer os pedidos fica atrás da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda. Apropriado, não?
Visitar a Praça Pero do Campo Tourinho, no coração da Cidade Histórica de Porto Seguro
A Praça Pero do Campo Tourinho é o núcleo da Cidade Histórica, onde as ruas da região se encontram com suas centenas de construções.
Outros lugares notáveis dali são a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, Praça da Misericórdia, Farol de Porto Seguro e Paço Municipal. É parada garantida para quem vai para Porto!
Esse é o programa perfeito para os curiosos e desbravadores, que sempre querem entender a fundo a história – seja ela qual for.
Curtir a Passarela do Descobrimento
Conhecer a Passarela do Descobrimento é parada obrigatória quando falamos sobre o que fazer em Porto Seguro, já que é o típico centrinho charmoso de qualquer cidade turística.
Um dos pontos mais movimentados da cidade, é um local que une lojas e barracas de artesanato, boutiques e restaurantes e bares com música ao vivo. Quer comprar um acessório para ficar com o estilo local ou levar um souvenir de lembrança? Esse é o passeio certo!
Quem vai à Passarela do Descobrimento para fazer compras dificilmente resiste às mesas ao ar livre e acabam parando ali para degustar comidinhas e se refrescar com uma bebida gelada.
E como os estabelecimentos ficam abertos até a noite, há tempo de sobra para sentar com os amigos e jogar conversa fora. Tem coisa melhor?
Provar as delícias gastronômicas de Porto Seguro
Todo mundo sabe que a culinária baiana é uma das mais amadas do Brasil – senão do mundo! Com sabores intensos e muito amor na hora do preparo, não há quem não se apaixone pela comida da Bahia.
Dito isso, temos algumas sugestões de comidas/bebidas rápidas e fáceis de encontrar na Cidade Histórica de Porto Seguro:
Suco de morangola
Nunca ouviu falar dessa fruta? Calma que a gente entende.
Morangola é, na verdade, a junção de morango e graviola. Quem não é da região, realmente não conhece esse casamento mágico.
O suco é refrescância pura, com o azedinho e a doçura das duas frutas muito bem equilibrados. Vale a pena demais!
Acarajé
O acarajé você conhece e muito provavelmente já comeu por aí. Mas comer o acarajé feito em terras baianas, por quem entende profundamente do assunto, é uma experiência e tanto.
Pela Cidade Histórica de Porto Seguro, é muito fácil encontrar várias opções de estabelecimentos que vendem o acarajé. Escolha com ou sem vatapá, com ou sem camarão, apimentado ou mais suave.
Sorvetes Coelhinho
Essa é a mistura do Brasil com a Itália!
A Sorveteria Coelhinho é super famosa durante a viagem para Porto Seguro por causa dos sorvetes de lamber os beiços.
Todos os sabores são feitos com ingredientes de altíssima qualidade, seguindo o estilo italiano irresistível de produção.
Está na sua era fitness? Não tem problema! Os sorvetes levam somente matérias-primas naturais e não contêm conservantes, espessantes, gordura trans, estabilizadores e emulsificantes artificiais.
No centro, você encontra duas lojas da Coelhinho.
Cacau orgânico
A Bahia é muito importante na produção do cacau no Brasil. Várias regiões do estado abrigaram extensas fazendas do fruto e os poderosos Barões do Cacau no século XVIII, especialmente Ilhéus, cujo cenário foi imortalizado nas obras do escritor Jorge Amado.
Até hoje, várias cidades baianas se orgulham de sua relação com o cacau, como é o caso de Porto Seguro. Por lá, não é difícil encontrar fábricas e lojas que vendem cacau e chocolates orgânicos, feitos artesanalmente e com ingredientes 100% naturais.
Isso significa que o chocolate porto-segurense tem um sabor rico e cheio de intensidade, muito diferente daqueles que encontramos em docerias convencionais e supermercados. Vale experimentar e levar alguns para casa!
Porto Seguro com a Forma Turismo
Ir para Porto com a Forma é a melhor opção para conhecer cada cantinho da cidade, desde as festas mais populares até os simples encantos da Cidade Histórica.
Não tem jeito melhor de fazer a viagem de formatura e celebrar um ciclo que se fecha – e outro que se aproxima!