Completamente personalizável, a base dos roteiros pedagógicos é a conciliação com as demandas de cada escola
O Estudo do Meio é uma poderosa ferramenta para tornar os métodos de aprendizagem mais profundos e interessantes.
A questão é que organizar uma viagem como essa não é uma tarefa fácil, já que existem questões educativas e logísticas impossíveis de ignorar e difíceis de organizar em meio às responsabilidades do calendário escolar.
Por isso, a maneira mais prática, rápida e eficaz de planejar um roteiro pedagógico é com o suporte do Conhecer, o braço educacional da Forma Turismo.
Definição do roteiro pedagógico
Cada colégio tem o próprio processo para a definição do roteiro pedagógico, de acordo com suas necessidades individuais.
Algumas instituições têm cronogramas definidos, enquanto outros requerem a consultoria dos nossos profissionais para definir os lugares de visitação de modo que conversem com o que está sendo estudado em sala de aula.
Isso significa que o Conhecer é 100% personalizável conforme as particularidades de cada proposta educativa.
Mesmo assim, também contamos com roteiros já prontos e que trabalham uma série de conteúdos diferentes:
- Abrolhos (BA): história do Brasil, ecossistemas litorâneos, geografia, preservação ambiental e vida marinha;
- Bonito (MS): Mata Atlântica e Cerrado, geografia, preservação ambiental, formação e evolução geológica;
- Brasília (DF): história da construção da Capital Federal, espaço geográfico de Brasília, arquitetura e urbanismo, expressões artísticas na paisagem urbana, especificidades da divisão de Poderes do Estado, conscientização ambiental, fauna e flora local;
- Brotas (SP): ciclo do café, processo imigratório, indústria, biologia, geografia, história do Brasil;
- Cananéia e Ilha do Cardoso (SP): história do Brasil, ecossistemas litorâneos, geografia e preservação ambiental;
- Cidades históricas (MG): história de Minas Gerais, sociedade colonial, Arte Barroca, vida e obras de Aleijadinho;
- Foz do Iguaçu (PR): fauna e flora local, ciclos econômicos da região, história e lendas populares, ciências da natureza;
- Missões (RS): história do Brasil, comunidades indígenas, patrimônios históricos e sítio arqueológico;
- Paraty e Núcleo Picinguaba (RJ/SP): história do Brasil, ecossistemas litorâneos, geografia e preservação ambiental;
- Petar (SP): Planalto Paulista e Serra do Mar, Vale do Ribeira, ciclos econômicos da região, formação e evolução geológica, comunidades quilombolas;
- Petrópolis (RJ): Brasil Império, República e políticas brasileiras, arquitetura e urbanismo, Santos Dumont e a aviação;
- São Paulo (SP): história de São Paulo, ciclos econômicos, movimentos e estilos arquitetônicos e a dinâmica da cidade.
Definição da data da viagem
Após definir o roteiro pedagógico, é preciso encontrar as melhores datas para a viagem. Isso inclui ida, volta, duração total e atividades a serem realizadas.
É importante que o Conhecer seja procurado com antecedência em relação à data desejada para viajar, visto que há a necessidade do tempo hábil para acertar todos os detalhes.
Em conjunto com a escola, iremos procurar as melhores datas, dentro do possível, para que a viagem aconteça no prazo planejado, sob as exigências dos conteúdos educacionais trabalhados e as melhores condições do local de destino.
Assim como acontece em excursões tradicionais, todas as saídas e retornos dos alunos são feitos no colégio, com o acompanhamento da equipe de professores e coordenadores.
Monitoria
Todas as viagens promovidas pela Forma Turismo são acompanhadas por monitores qualificados, desde viagens de formatura até os roteiros pedagógicos.
Isso garante a segurança e o conforto de todos, além de estreitar o aproveitamento dos alunos, já que a equipe de monitoria é especializada em viagens estudantis. Como a grande maioria dos monitores são jovens, a comunicação com os alunos se torna mais leve, dinâmica e natural.
Dependendo do local escolhido para a saída pedagógica, o Conhecer pode enviar instrutores que são experts em diversas vertentes da área visitada, como guias turísticos, biólogos, historiadores, geólogos, entre outros.
A presença desses profissionais faz com que a experiência seja ainda mais esclarecedora e educativa aos estudantes.
Roteiros pedagógicos completos com o Conhecer
Entendemos que, para que um roteiro pedagógico seja bem sucedido, pensar apenas na parte educacional não basta – é indispensável tomar providências para que a viagem seja agradável, segura e prática.
Além disso ser uma necessidade básica dos passageiros, garantir que todos os aspectos da experiência tenham qualidade também assegura a produtividade do Estudo do Meio.
Confira o que o Conhecer oferece nas viagens pedagógicas:
- Hospedagem;
- Transporte;
- Alimentação (café da manhã, almoço, jantar e lanches de bordo);
- Seguro-viagem (opcional);
- Consultoria de educadores altamente qualificados;
- Monitores treinados e especialistas em diversas áreas de conhecimento;
- Guias de turismo credenciados;
- Equipe de enfermagem (sujeito à disponibilidade);
- Frota personalizada de carros de apoio (sujeito à disponibilidade);
- Incentivo para bolsistas (descontos de até 50%);
- Cortesia para professores;
- Radiovisitação em determinados roteiros;
- Conhecer Smart Pass (pulseiras codificadas com informações médicas e cadastrais dos estudantes, além do controle de acesso a todas as atividades);
- Sacochila exclusiva do Conhecer;
- Inscrições on-line.
Juntos, todos esses elementos criam viagens educativas e roteiros pedagógicos de altíssima qualidade devido aos nossos pilares: ética, transparência, competência, criatividade e empreendedorismo.