Roteiros pedagógicos de ciênciasRoteiros pedagógicos de ciências

6 roteiros pedagógicos para aula de ciências

0

Roteiros pedagógicos para aula de ciências estão disponíveis no Conhecer, braço educacional da Forma

Os livros didáticos e outros materiais teóricos fazem um excelente trabalho para ensinar dentro da sala de aula, mas as pesquisas de campo e observações in loco promovidas pelo Estudo do Meio trazem mais clareza ao processo de aprendizagem.

Conteúdos de biologia, por exemplo, são altamente beneficiados quando os alunos têm contato direito com os objetos de estudo. Com isso, é importante encontrar bons roteiros pedagógicos para aula de ciências para que a saída da escola seja bem aproveitada.

Felizmente, o Conhecer, o braço da Forma Turismo totalmente focado nos aspectos educacionais de viagens estudantis, pode dar suporte aos educadores e estudantes.

A partir das visitas, passeios, consultoria de profissionais especializados e cronogramas para todos os cantos do Brasil, alunos de escolas públicas e particulares aprendem com toda a qualidade e segurança.

Veja a seguir alguns de nossos roteiros mais indicados para o ensino de ciências da natureza!

1 – Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um ótimo roteiro pedagógico.

Fundado em 1808 por Dom João, príncipe regente de Portugal, o local tem enormes coleções de plantas e animais (cerca de 6500 espécies). Pelo valor intrinsecamente ligado à história do Brasil, também é riquíssimo em monumentos, construções e obras de arte.

Os alunos, portanto, aprendem sobre a fauna e flora nativa e ainda exploram os contextos históricos das origens do Jardim Botânico.

2 – Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca nasceu em 1861, quando Dom Pedro II declarou as densas florestas da região como Florestas Protetoras, dando início à desapropriação de fazendas para promover o reflorestamento e a regeneração natural da vegetação.

Tomado pela Mata Atlântica, o Parque é dividido entre os setores Serra da Carioca, Florestas e Pedra Bonita/Pedra da Gávea. São morros, rios, cachoeiras, formações rochosas, represas, trilhas e mirantes abertos para visitação.

Também há centenas de espécies diferentes de animais, como 63 mamíferos, 226 aves e 31 répteis. A flora é representada por 1619 espécies de vegetais, incluindo 433 ameaçadas de extinção.

O Parque Nacional da Tijuca também é ideal para Estudo do Meio pautado em conteúdos sobre relevo, hidrografia e clima.

3 – Instituto Butantan 

O Instituto Butantan é referência no Brasil e no mundo no que diz respeito a pesquisas científicas e produção de soros e vacinas para diversas enfermidades, como tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e, mais recentemente, a covid-19. Obviamente, é um dos roteiros pedagógicos para aulas de ciências mais populares de São Paulo.

Dentro do Instituto, no Parque da Ciência, há espaços abertos para a visitação de toda a população, incluindo estudantes de todas as idades. A área conta com museus, reptário, serpentário, macacário, biblioteca, entre outros.

As turmas escolares costumam focar nos animais, estudando, principalmente, a biodiversidade dos répteis e de outras espécies, como aranhas e escorpiões. 

4 – Aquário de São Paulo

Aquário de São Paulo é um dos melhores roteiros pedagógicos para aula de ciências

Um dos principais roteiros pedagógicos para aula de ciências da Forma Turismo é a visita ao Aquário de São Paulo. Localizado no distrito do Ipiranga, foi o primeiro da América Latina e ainda é o único aquário temático da região.

O aquário conta com peixes, tubarões, raias, pinguins e outros animais marinhos. No setor Amazônia, os visitantes conhecem animais 100% brasileiros, como pirarucus, piratas, jaús, tambaquis, peixes-boi-amazônicos, etc.

Também há recintos que contemplam bichos de outros lugares do mundo, como a savana africana e as florestas da Indonésia e Austrália. Os animais são diversos: suricatos, lêmures, coalas, raposas voadoras, cobras, focas, leões marinhos, urso polares… Somando tudo, o Aquário de São Paulo tem mais de 150 espécies diferentes.

Indicado para todas as turmas do ensino básico, os conteúdos trabalhados englobam as características de animais aquáticos e terrestres, incluindo alimentação, reprodução, habitat natural e muito mais.

5 – Foz do Iguaçu

Na tríplice fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai, Foz do Iguaçu é Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das sete maravilhas naturais do mundo. Abriga o Parque Nacional do Iguaçu, as famosas cataratas e o Lago de Itaipu.

Os roteiros do Forma Conhecer incluem abordagem sobre o planalto paranaense, ciências da natureza, fauna e flora, geografia local, etc.

Os alunos fazem passeios para aulas de ciências no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Usina Hidrelétrica de Itaipu, marco das três fronteiras e Refúgio Biológico Bela Vista.

6 – Abrolhos

A 65 km do litoral sul da Bahia, Abrolhos é um arquipélago costeiro composto pelas ilhas Siriba, Redonda, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (a única habitada).

No entanto, as visitas são permitidas apenas em Siriba e Santa Bárbara, com monitoria e supervisão realizada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e pela Marinha do Brasil.

Abrigando o berçário de baleias jubarte mais importante do Atlântico Sul e parte de um enorme banco de corais, a área tem mais de 1300 espécies de animais marinhos, terrestres, mamíferos, répteis, aves e invertebrados.

No roteiro, os estudantes que vão para Abrolhos aprendem sobre ecossistemas litorâneos, questões geográficas/ambientais e vida marinha. Também há conteúdos a serem trabalhados sobre a história do Brasil.

A lista de passeios do Conhecer inclui o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Movimento Arte Manha de Caravelas, atividades de observação oceanográfica e biologia marinha, observação noturna de tartarugas, etc.

Roteiros pedagógicos para aula de ciências e outras disciplinas

O Conhecer ajuda a complementar e potencializar os planos de ensino de diversas disciplinas. Além das ciências naturais, nossos roteiros pedagógicos contemplam história, geografia, artes e muito mais.

Embora existam roteiros pré-formulados, todos podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada instituição, sempre visando a qualidade de aprendizagem e experiência do corpo docente e discente.

0
Compartilhar

A melhor viagem da sua vida começa aqui!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário e analisar o tráfego do site. Por esses motivos, podemos compartilhar os dados de uso do seu site com nossos parceiros de análise. Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar em seu dispositivo todas as tecnologias descritas em nossa Política de Cookies.