Conheça os prós e contras da festa de 15 anos e da viagem internacional
Fazer 15 anos é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa, já que representa a transição definitiva da infância para a maturidade, além de ser um passo a mais para a vida adulta.
Também é nessa idade que deixamos o Ensino Fundamental para trás e embarcamos nos desafios do Ensino Médio. Isso, por si só, já é motivo o suficiente para celebrar.
Com origens mexicanas (quinceañera), a festa de debutante é um símbolo muito forte dos 15 anos para as meninas. Essa tradição já foi mais aderida, mas até hoje muita gente ainda sonha em comemorar o aniversário com aquele festão.
Por outro lado, dada a importância desse momento, há quem prefira outros presentes no lugar de uma festa, como uma viagem internacional.
Mas aí surge a dúvida: o que vale mais a pena?
Festa de debutante
Pontos positivos
1 – A festa de debutante é uma oportunidade única, afinal, só se faz 15 anos uma vez. A aniversariante pode eternizar esse momento na memória para o resto da vida ao ter o tão sonhado dia de princesa.
2 – Você pode fazer a festa do jeitinho que sempre quis. Quer a decoração toda de uma só cor? Ou prefere um tema diferente, como o do seu filme favorito ou estilo baladinha? O céu é o limite e a festa é toda sua!
3 – Seus parentes e amigos vão te cobrir de presentes! A gente costuma falar que só a presença deles basta (e é verdade!), mas a verdade é que todo mundo gosta de ganhar presentes, né?
4 – Imagine o quanto você vai se divertir com a sua galera! Seus amigos e amigas vão se juntar para fazer aquela dança clássica toda especial e cheia de significados, mas depois vocês vão poder curtir para valer na pista de dança. Certeza que as fofocas de tudo o que aconteceu na festa vão render muito!
Pontos negativos
1 – Vamos ser sinceros: uma festa de 15 anos não é barata – ainda mais se você quiser um evento super completo e com tudo do bom e do melhor. É bem fácil gastar mais do que R$ 40 mil!
2 – A festa dura apenas algumas horas. Por causa disso, há quem ache que o valor gasto não é tão vantajoso assim.
3 – Por mais que você e sua família planejem tudo nos mínimos detalhes, é praticamente impossível que absolutamente tudo saia como planejado. Uma coisa ou outra pode sair do controle, o que rende muita chateação e estresse.
4 – Organizar um evento desse tamanho é bastante trabalhoso. São meses de planejamento, gestão financeira, negociação com fornecedores e muito jogo de cintura. Não é todo mundo que aguenta tanta pressão e responsabilidade!
Viagem internacional
Pontos positivos
1 – Poucas coisas nessa vida trazem tanta realização pessoal quanto fazer uma viagem internacional, ainda mais quando se é tão jovem. Conhecer novos lugares e culturas diferentes é uma experiência única!
2 – Enquanto uma festa de debutante dura apenas algumas horas, uma viagem se estende por vários dias. Ou seja, mais tempo para aproveitar cada segundo!
3 – Viajar sem ninguém é meio chato, né? Para te acompanhar nessa aventura, leve uma amiga ou alguém da sua família. A vantagem é que a união e a cumplicidade entre vocês vai crescer ainda mais.
4 – Sabia que uma viagem internacional pode ser bem mais barata do que uma festa de 15 anos? É claro que você vai precisar fazer pesquisas para encontrar os melhores valores e condições de pagamento, mas é perfeitamente possível ir para fora do país sem gastar rios de dinheiro.
Pontos negativos
1 – Muitas debutantes têm a seguinte lógica: a viagem internacional pode ser feita em qualquer momento, mas só se faz 15 anos uma vez. Este é um pensamento válido e que deve ser avaliado por cada pessoa. Pense no que mais vai te fazer feliz e converse com seus pais e amigos. Essa é uma grande decisão, então tenha calma!
2 – Se você quer que uma ou mais amigas te acompanhem na viagem, é preciso convencer os responsáveis delas. Isso pode ser uma tarefa complicada e há chances de que as coisas não saiam como você quer. Prepare-se para todo tipo de cenário e tenha sempre um plano B na manga.
3 – Viajar para o exterior requer burocracia. Passaporte, visto, passagens, comprovantes de vacinação, seguro viagem… Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é importante que tudo esteja bem certinho para que você consiga fazer a viagem sem complicações.
4 – Como falamos aqui, uma viagem internacional pode sair mais em conta do que um festão, mas ainda é uma despesa bem considerável. Coloque tudo na ponta do lápis para não gastar mais do que pode. Fuja de dívidas e prejuízos!
Afinal, o que é mais vantajoso: festa de debutante ou viagem internacional?
Como você viu aqui, as duas opções têm suas vantagens e desvantagens. O que resta fazer é pesar os pontos negativos e positivos de cada um, sempre pensando no que mais faz sentido para a sua realidade.
Nesse aspecto, é importante pensar na sua felicidade, mas também é preciso considerar questões mais objetivas, como orçamento, documentação, planejamento, tempo hábil de organização, etc.
Se no final das contas você decidir que a viagem internacional é o presente perfeito para comemorar seus 15 anos, fale com a gente!
O objetivo da nossa equipe é realizar sonhos, então pode ter certeza que vamos fazer de tudo para que você tenha uma viagem inesquecível – e que cabe no bolso!